CALENDÁRIO » AULAS

Meios Digitais [MD|AM] + Projecto Multimédia II [PM2|CAP] 

HORÁRIO AULAS | Sala 3.07
Quartas » 17:00-20:00 MD + PM2
Quintas » 17:00-18:30 PM2 | 18:30-20:00 MD

HORÁRIO DE ACOMPANHAMENTO | Sala 3.07
Quartas » 15:00-17:00 + Quintas » 20:00-22:00 (lab)

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Semana 1 » 8+9 Fevereiro
Apresentações da professora Mónica Mendes e dos alunos: interesses, perspectivas e outras actividades.

Elaboração de mapa conceptual dos conhecimentos actuais e expectativas em relação à disciplina para diagnóstico e ajustes no programa.

Proposta de programa e debate das opções.
Referências e sugestões de leitura.

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Semana 2 » 15+16 Fevereiro
INDEX dos alunos e das aulas. Objectivos. Metodologia: aulas e organização pessoal. Materiais a explorar. Exercícios a realizar.

Fundamentos: Interfaces, Metáforas, Análise de Tarefas, Usabilidade e Heurísticas.

Início do exercício 1: a imagem digital como metáfora. Imagem vectorial e bitmap/raster — características, formatos e manipulação.

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Semana 3 » 23 Fevereiro + Visita a exposição (sessão extra que substitui a aula de 15 de Março)
Desenvolvimento do exercício 1: manipulação de imagens bitmap/raster e desenho vectorial. Características dos ficheiros e optimização para impressão e para ecrã.
Exploração de estudos de caso para esclarecimentos relativamente à utilização de ferramentas de manipulação de imagem (Adobe Photoshop/GIMP) e de desenho vectorial (Illustrator/Inkscape).


Visita de estudo à exposição Algoritmos Criativos »Pavilhão do Conhecimento / Expo, Lisboa
23 Fevereiro, Quinta-feira, às 11h » Turma de Meios Digitais
25 Fevereiro, Sábado, às 10h30 » Turma de Projecto Multimédia II

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Semana 4 » 29 Fevereiro + 1 Março

Entrega do exercício 1. Análise individual e colectiva com perspectivas de desenvolvimentos futuros.

Início do exercício 2: o paradoxo através da conjugação de texto e imagem.
Formação das equipas de trabalho do exercício 2 constituídas por 3 elementos e partilha dos ficheiros a trabalhar.

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Semana 5 » 7 Março + 8 Março

Balanço do exercício 1: o que foi apreendido, e o que há a evitar e a desenvolver nos futuros exercícios. Perspectivas: respeito e dignidade como linhas de orientação na interacção nas aulas, na realização dos trabalhos, e também na utilização dos recursos da sala.

A expressividade do texto e o potencial do paradoxo.
Introdução à Tipografia: anatomia, genealogia, hierarquias, classificação de tipos de letra e escolhas de fontes.

Desenvolvimento do exercício 2: propostas de paradoxos com recurso à Tipografia em conjugação com as imagens. Composição e linhas estruturais das imagens. Paradoxos e estudos de caso da expressividade da conjugação de texto e imagem.

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Semana 6 » 14 Março + 15 Março
Por motivo de participação da docente em residência artística no âmbito das actividades do LCD Guimarães 2012 enquanto Capital Europeia da Cultura, as aulas desta semana passaram para datas alternativas acordadas com os alunos:

Aula de dia 14 leccionada a 21 de Março das 20 às 21h + 22 Março das 20 às 22h: Exploração das referências apresentadas e operacionalização do exercício 2. (Para os alunos que queiram trabalhar na sala 3.07, esta continua disponível à Quarta-feira e com o acompanhamento do monitor, Pedro Januário)

Aula de dia 15 substituída pela visita de estudo realizada à exposição Algoritmos Criativos no Pavilhão do Conhecimento (turma de Meios Digitais a 23 Fevereiro, 11h-13h e Turma de Projecto Multimédia II a 25 Fevereiro, 11h-12:30h).

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Semana 7 » 21 Março + 22 Março

21 Março: Esclarecimentos e acompanhamento do desenvolvimento do exercício 2.

Introdução à publicação online. Registo, formatos e composição de texto e imagens utilizando o WordPress como plataforma. Aplicação dos conhecimentos adquiridos através da publicação online dos resultados do exercícios 1 e 2 num artigo no blog da disciplina.

22 Março: Desenvolvimento e esclarecimentos finais do exercício 2.
Comentários acerca das propostas de paradoxo, linhas de estrutura da imagem e expressividade do texto dos trabalhos em curso.

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Semana 8 » 28 Março + 29 Março

28 Março: Início das avaliações através da apresentação do exercício 2 pelos grupos de trabalho e análise crítica colectiva das propostas de paradoxos com recurso à tipografia. Balanço e perspectivas de desenvolvimentos futuros.

29 Março: Conclusão das avaliações com a entrega dos ficheiros do exercício 2 e actualização das imagens finais publicadas no blog.

Especificações para preparação do exercício 3, de modo a avançar com a selecção do texto a trabalhar após as férias da Páscoa.

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Semana 9 » 11 + 12 Abril

11 Abril: Início do exercício 3 – Apresentação de documentos de texto e imagem – Hierarquia e consistência. Sugestões tipográficas. Introdução a programas de paginação DTP (Desktop Publishing): Scribus e equivalentes. Estudos de caso: catálogos, artigos para publicação em conferências, posters científicos, artigos online.

12 Abril: Desenvolvimento do exercício 3.
Proposta de trabalho a desenvolver na aula e a preparar até à semana seguinte:
1. Texto e imagens seleccionados para trabalhar no exercício 3. Alternativa sugerida » “As we may think”, por Vannevar Bush [originalmente publicado no “The Atlantic Monthly” (Julho 1945)]
2. Planear paginação (desenho à mão em papel): macroestrutura do documento e microestrutura da página
3. Verificar que tem as ferramentas seleccionadas para trabalhar / instalar a ferramenta sugerida – opcional » Scribus
4. Ler as Referências essenciais do exercício 3, experimentar exercícios dos manuais FLOSS e começar tutorial Scribus
5. Preparar materiais – texto e imagens – para trabalhar em suporte digital.

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Semana 10 » 18 + 19 Abril

18 Abril: Desenvolvimento do exercício 3 e apresentação de estudos de caso em contextos multimédia.
Apresentação das propostas de texto e esboços da macroestrutura e da microestrutura dos documentos dos alunos.
Esclarecimentos relativamente à utilização de programas de paginação DTP (Desktop Publishing): Scribus e equivalentes.

19 Abril: Desenvolvimento do exercício 3. Acompanhamento dos projectos em curso e esclarecimentos.

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Semana 11 » 26 Abril

Finalização do exercício 3. Estudos de caso, acompanhamento e esclarecimentos dos projectos em curso.

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Semana 12 » 2 + 3 Maio

2 Maio: Ajustes finais e esclarecimentos para a entrega do exercício 3.

3 Maio: Entrega do exercício 3, apreciação dos trabalhos dos alunos e comentários gerais do desempenho da turma.

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Semana 13 » 9 + 10 Maio

9 Maio: Imagem e texto em movimento: títulos e créditos finais em vídeo: sugestões para  edição e referências através da apresentação de estudos de caso.

Apresentação e análise colectiva dos critérios de avaliação para auto-avaliação e optimização da preparação para avaliação.

10 Maio: Início do exercício 4 de carácter exploratório. Características do exercício, materiais a entregar e exemplos a aprofundar.

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Semana 14 » 16 + 17 Maio

16 Maio: Demonstração e apresentação de estudos de caso de  espaços 3D, de programação criativa, e de computação física a propósito do exercício 4.

17 Maio: Desenvolvimento do exercício 4.

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Semana 15 » 23 + 24 Maio

23 Maio: Final da exploração desenvolvida no exercício 4 – entrega através de publicação no blog.

Revisão dos artigos/posts publicados à luz dos princípios de usabilidade. Sugestões para optimização dos materiais publicados.

24 Maio: Sessão I de balanço dos trabalhos desenvolvidos na disciplina na modalidade de avaliação individual dos alunos.

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Semana 16 » 30 + 31 Maio

30 Maio: Sessão II de balanço dos trabalhos desenvolvidos na disciplina na modalidade de avaliação individual dos alunos.

31 Maio: Sessão III de balanço dos trabalhos desenvolvidos na disciplina na modalidade de avaliação individual dos alunos.

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Semana 17 » 6 Junho

Balanço final em relação aos conhecimentos adquiridos, trabalhos desenvolvidos e métodos aplicados ao longo do semestre.

Esclarecimentos adicionais em relação à avaliação final.

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