RitaSilvestre_Exercício4

Resolvi escolher a programação criativa para realizar este exercido. A escolha foi movida pelo facto de o Google sketch up não representar nenhum desafio ou dificuldade, uma vez que já o tinha usado posteriormente. Aproveitei e  acabei com uma das minhas frustrações antigas: a programação. Apesar de o processing, o programa escolhido, não ser o tipo de programação que pretendia aprender, já da para concretizar parte da minha frustração e fazer coisas ao escrever coisas (aparentemente) complicadas.

Consultei o flossmanual e os tutoriais do site oficial do programa  e ainda algumas referencias de códigos, do mesmo site.  Ao explorar os tutorias fui descobrindo coisas interessantes, e fiquei fascinada com o poder arrastar um circulo com o rato e parecer um pincel do Photoshop. Continuei a explorar essa potencialidade. Queria que tivesse cor, era idílico se fosse um arco-íris. Então procurei como o fazer e consegui. Agora, tinha um pincel de Photoshop que pintava as cores como os lápis das crianças (aqueles com 4 cores no bico). Mas não me sentia satisfeita. O meu código parecia demasiado básico. Continuei a ver tutoriais, até chegar ao ponto de situação de usar vectores, e de o meu circulo agir por si. Sentindo-me como a criadora da inteligência artificial, evoluí e agora vários círculos seguem o rato e mudam de cor, e continuam a andar se o rato não estiver na janela, e caso haja um clic do rato, o fundo cinzento é reposto.

prints ao longo do processo:

final:

Final

Sobre Rita Silvestre

My eyes are not green
Esta entrada foi publicada em Exercício 4. ligação permanente.

5 respostas a RitaSilvestre_Exercício4

  1. bernardohenriques diz:

    Ainda não o vi em funcionamento mas os pelos prints do processo de certo que está óptimo

  2. Carolina C. Pereira diz:

    É curioso, dizes que começaste por utilizar as elipses como se fossem um pincel do Photoshop, e esse foi exactamente o ponto de partida do meu exercício!
    O teu exercício parece ter ficado bastante engraçado, gostaria de vê-lo em acção. Pela descrição do seu funcionamento e pelos prints parece-me semelhante a um screensaver, e deve ser agradável de observar o seu movimento e as suas cores.

    • true! é mesmo semelhante a um screensaver, só que da para interagir. Estou a tentar arranjar um webhost ou qualquer coisa do género para poderem vê-lo em funcionamento

  3. pedrogoncalves6404 diz:

    queria ser mais construtivo no meu comentário, mas gostava de vê-lo em funcionamento! gosto muito da ideia!

Deixe uma Resposta

