Exercicio4_MuseumBits

Equipa Joana Gonçalves e Tânia Dias

Descrição do projecto MuseumBits

Depois de pesquisar, vimos no site TED Ideas worth spreading, um vídeo interessante sobre pequenos módulos para prototipagens, acessíveis a todas as pessoas. O vídeo da engenheira Ayah Bdeir: Building blocks that blink, beep and teach mostrou-nos as várias hipóteses de utilização de pequenos módulos electrónicos inspirados nas peças LEGO, chamados LittleBits desenvolvidos pela Ayah Bdeir. Os LittleBits são um sistema de open source de pré-montados ou circuitos que se encaixam através de íman, tornando a aprendizagem sobre electrónica fáci l e criativa.

O objectivo é compor um circuito de segurança para objectos tridimensionais expostos em museus que não tenham qualquer tipo de limitação.

O circuito é constituído por uma fonte de alimentação recarregável, um sensor de movimento, como componentes de alarme um sinal sonoro, e uma luz led que acende com o movimento. Qualquer movimento que entre na área do objecto tridimensional que não deva ser ultrapassado activa o alarme.

Imagens

 

Sobre Goncalves Joana

Joana Gonçalves, 21 anos, natural de Newark, New Jersey (U.S.A.), viveu uma década na Alemanha e há outra que vive em Portugal. No seu Universo inserem-se a arte, a ciência e as humanidades, dedicando-se a investigar, aprender e transmitir. Frequentou a licenciatura Ciências das Artes e do Património, na Faculdade de Belas-Artes da UL. Em tempos livres explora livros e computadores, dedica-se de corpo e alma ao Voleibol e pensa em fotografia. Além disso, interessa-se pela medicina tradicional e alternativa, massagens e terapias, boa música (jazz, blues, soul, funk, underground, clássica), faz hiking, gosta de trovoadas, de paisagens e de cultura geral.
Gallery | Esta entrada foi publicada em Exercício 4, Exploração, Matérias, Multimédia, Usabilidade. ligação permanente.

4 respostas a Exercicio4_MuseumBits

  1. Joana acho que tiveste uma ideia muito criativa em fazer esse exercicio, e as referências que ainda não conhecia. Vou ler um bocado sobre isso para que possa tentar desenvolver conhecimentos nesse programa!
    Reparei que são 4 peças diferentes e cada uma com a sua função. Gostei muito!

  2. É importante que as pessoas percebam que tivemos como referências o Arduino e tudo o que tenha a ver com circuitos utilizados para prototipagem. Tivemos o exemplo nas aulas com o projecto da professora de abraçar a árvore. Não realizamos nenhum projecto em Sketchup por acharmos que não era relevante. Através da nossa descrição e dos links, percebe-se bem o nosso objectivo.

  3. Pingback: Exercício 4_ MuseumBits | Meios Digitais[AM]+Projecto Multimédia II[CAP]

  4. Excelente ideia! É um óptimo dispositivo dissuasor de um comportamento incorrecto numa galeria. Além do mais permite que a obra esteja en loco e não enjaulada ou distante do visitante! Ri-me imenso com o vídeo de apresentação no TED da Engenheira Ayah Bdeir. O sitio dela é muito interessante e foi directamente para os meus favoritos. Não me surpreendi nada ao ler na descrição que ela também é Artista. Que veia de criatividade! Muito bom o vosso exercício! Dos meus favoritos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s