Bruno Gomes Exercício 4 – Captura de Video

Motivações / conceito / contexto
Optei por explorar o processing porque nunca tinha interagido com esta tecnologia. Após algumas experiências a tentar elaborar um pequeno jogo de futebol decidi explorar algo que me possa vir a ser útil, sendo que decidi explorar a captura de vídeo para mais tarde aprofundar.

Exploração / resultados
Começei por explorar o processing pegando no exemplo Reach 3 e substituindo a bola por um Donut e colocando o Ivo de Braço no ar para que o donut acertasse no seu dedo!

De seguida peguei no exemplo Collision e começei a construir um jogo de futebol onde a bola era chutada e o guarda redes tinha de defender. Não guardei o código mas posso explicar o que fiz, utilizei o código do Collision e adicionei um background de um campo de futebol, substitui o paddle por um guarda redes e a elipse por uma bola de futebol. Visto que não estava contente com o resultado decidi então explorar algo que me possa vir a ser útil.

Tive uma ideia de criar um Quad-Chopter que quando sentisse a presença humana levanta-se voo e seguisse a pessoa filmando-a. Vi por alto o que era necessário: ventoinhas, motores, sensores de movimento, webcam, nível, etc.. Na lógica pareceu-me simples o desenvolvimento, apesar de levar alguns meses de trabalho. Foi a partir daqui que decidi criar um pequeno algoritmo que captura vídeo via webcam que ao clicarmos no rato guarda uma frame desse mesmo vídeo. O meu objectivo futuro é, sempre que for captado movimento, a camera grava automaticamente em formato de video. Isto é apenas uma pequeníssima percentagem de trabalho que precisa de ser desenvolvido!

Referências consultadas
Referência 1 – Processing: Captura de Video
Referência 2: Processing: Guardar Imagens
Referência 3: Processing: Detectar movimento

Gallery | Esta entrada foi publicada em Exercício 4, Exercícios, Exploração, Programação criativa com as etiquetas . ligação permanente.

2 respostas a Bruno Gomes Exercício 4 – Captura de Video

  1. Muito trabalho que houve aqui.
    Acho muito interessante teres interagido de várias formas com o programa até chegares a um ultimo resultado, o que mais te agradou; não teres simplesmente interagido com o programa mas criado um resultado prático com isso.

    Por fim fico à espera desses códigos para por em prática no meu computador.

  2. Muito bom Bruno. Imensa dedicação. Transparece o teu gosto pela exploração na área. Também gostava de servir de cobaia para testar o resultado do teu trabalho. Nas férias vou pesquisar um bocadinho mais sobre as referências que apresentas!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s