José Bento – Torre de Babel de Brueghel – Exercício 4

Tema escolhido: Espaço 3D

Software: Google Sketchup 8

Após a análise da pintura A Torre de Babel de Pieter Brueghel, no âmbito da cadeira de MTI, questionei-me até que ponto seria o modelo do pintor tão disparatado e impossível como dizem os críticos. Quis então fazer um modelo que explicasse como a inclinação de uma helicoidal pelo interior é muito maior que pelo exterior, daí que a mesma superfície possa gerar uma escada interiormente e uma rampa exteriormente.

A pintura na Wikipédia [inglês]: http://en.wikipedia.org/wiki/The_Tower_of_Babel_ (Bruegel)

Para a elaboração da rampa: http://www.youtube.com/watch?v=L4QFAKLQcxM

Habituar-me às teclas de atalho tornou tudo mais fácil. Percebi que não basta saber geometria e usar as ferramentas, é preciso saber como o programa manipula a informação. Como o pretendido é explicar que quanto maior a extensão da helicoidal para fora, menor é a sua inclinação nas pontas, não desenhei a torre em si, deixo-o para uma oportunidade futura.

Sobre Zé Rui

Estudante do UCEM, reikiano de 2º grau, ex-estudante de Arquitectura, licenciado em Arte Multimédia. Gosto de tirar fotografias, sobretudo em 3D e de escrever. Por ser estudante do UCEM gosto de ler livros cujos autores lhe estejam associados.
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Uma resposta a José Bento – Torre de Babel de Brueghel – Exercício 4

  1. FilipeSJ diz:

    Bom estudo de caso! é de facto algo com que qualquer observador da obra se questiona.

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