SofiaPinheiro_exercicio1

Para principiar os trabalhos, decidi que queria trabalhar a textura, uma das bases do Design que mais me apela. Na imagem raster, inicialmente usei a forma de um coração onde abrigava em cada ventrículo duas das minhas paixões – a Fotografia e o Cinema mas, após uma sessão de acompanhamento com a Professora, foi recomendada a retirar o texto uma vez que seria algo a trabalhar apenas no segundo exercício.

Fiz então uma correcção onde inseri pequenos ícones de várias áreas que são de facto, o que me move. Retratei novamente o Cinema, a Fotografia, a Harmonia/Paz, a Música, a Saúde e por fim as Relações Sociais e Pessoais.

Para o desafio do vector, projectei um que cubo simboliza a dificuldade em resolver o desafio, o “puzzle” de organizar todas as minhas motivações da minha vida real. Tal como fazer um cubo mágico é inicialmente, para o comum mortal, um pouco difícil, também as nossas paixões, actividades e motivações são difíceis de conciliar e fazer vingar.

Para aprimorar as minhas capacidades nos programas, assim com os resultados,  decidi fazer uma segunda versão do exercício.

Já conhecidas as minhas motivações decidi ter como conceito o fim das mesmas: o aperfeiçoamento do homem que inserido numa sociedade a eleva pelo seu trabalho.

Na imagem raster, decidi então, “conquistar o mundo” como num jogo de tabuleiro, espalhando pelo globo o que de tão bem se faz no nosso país e deve ser dinamizado e incentivado.

No vector decidi fazer a brincadeira de colocar um Galo de Barcelos guardanapeiro no topo do globo como o “César do mundo”. A piada surgiu aqui, usando a forma triangular do guardanapo como alusão aos símbolos do poder e por vezes associados à maçonaria. O fundo tenta simular uma toalha de papel que é frequente encontrar como resguardo de mesas em restaurantes tradicionais.

Referências

Este primeiro trabalho teve como base as referências iniciais propostas pela Professora, tanto que experimentei vários softwares para a sua concretização, incluindo as ferramentas floss. Estas referências e ferramentas nucleares do programa foram disponibilizadas aqui.

Decidi trabalhar com o correspondente da Adobe uma vez que era uma oportunidade para desenvolver e aumentar as minhas capacidades numa plataforma mais completa.

FLOSS Manual “Digital Foundations” »
“Database Aesthetics: Art in the Age of Information Overflow”, Victoria Vesna “Form+Code in Design, Art, and Architecture”, Casey Reas, Chandler McWilliams, LUST»
“Tools to fight boredom: FLOSS and GNU/Linux for artists working in the field of generative music and software art”, Marloes de Valk »
Why Open Source Misses the Point of Free Software – GNU Project – Free Software Foundation (FSF), Richard Stallman »
Inkscape )
GIMP

Referências Design

História do Azeite
Galo de Barcelos
IVDP
Tradições Portugal

Esta entrada foi publicada em Exercício 1, Multimédia com as etiquetas . ligação permanente.

Uma resposta a SofiaPinheiro_exercicio1

  1. Deixo disponível a versão integral da nota explicativa:

    ara principiar os trabalhos, decidi que queria trabalhar a textura, uma das bases do Design que mais me apela. Na imagem raster, inicialmente usei a forma de um coração onde abrigava em cada ventrículo duas das minhas paixões – a Fotografia e o Cinema mas, após uma sessão de acompanhamento com a Professora, foi recomendada a retirar o texto uma vez que seria algo a trabalhar apenas no segundo exercício. Fiz então uma correcção onde inseri pequenos ícones de várias áreas que são de facto, o que me move. Retratei novamente o Cinema, a Fotografia, a Harmonia/Paz, a Música, a Saúde e por fim as Relações Sociais e Pessoais. Tudo isto está contemplado no meu dia-a-dia e aqui metaforicamente dentro de um coração – o tão denominado orgão mais importante do corpo humano, o motor – que será o meu.

    O desafio do vector ofereceu-me maior resistência uma vez que a minha experiência com o Illustrator era muito reduzida. Deu-me mais trabalho e horas de pesquisa e por fim decidi construir um esquema padrão para mais tarde vectorizar. Usei as mesmas referências/motivações mas desta vez elas estão inseridas dentro de um cubo de rubik.

    Inicialmente projectei que o cubo mágico fosse a cabeça de um corpo feminino (que seria a minha representação) mas como não antevi as dificuldades no programa, não tive o tempo para realizar a minha ideia inicial.

    No entanto, o cubo simboliza a dificuldade em resolver o desafio, o “puzzle” de organizar todas as minhas motivações da minha vida real. Tal como fazer um cubo mágico é inicialmente, para o comum mortal, um pouco difícil, também as nossas paixões, actividades e motivações são difíceis de conciliar e fazer vingar.

    Para aprimorar as minhas capacidades nos programas, assim com os resultados, decidi fazer uma segunda versão do exercício.

    Já conhecidas as minhas motivações decidi ter como conceito o fim das mesmas: o aperfeiçoamento do homem que inserido numa sociedade a eleva pelo seu trabalho.

    Na imagem raster, decidi então, “conquistar o mundo” como num jogo de tabuleiro, espalhando pelo globo o que de tão bem se faz no nosso país e deve ser dinamizado e incentivado. Os nossos tesouros são apreciados fora das nossas fronteiras e as novas gerações não se podem esquecer dos que lutaram para a edificação da nossa nação, continuando a batalha. A capital do Mundo seria Portugal (que se encontra a sublinhado).

    No vector decidi fazer a brincadeira de colocar um Galo de Barcelos guardanapeiro no topo do globo como o “César do mundo”. A piada surgiu aqui, usando a forma triangular do guardanapo como alusão aos símbolos do poder e por vezes associados à maçonaria. O fundo tenta simular uma toalha de papel que é frequente encontrar como resguardo de mesas em restaurantes tradicionais.

Deixe uma Resposta

