Exercício4_PedroGonçalves

Ao ser proposto este exercício, fiquei particularmente intrigado pela Computação Física e pela Programação criativa. Comecei por investigar mais sobre o Arduino, mas ao tentar manuseá-lo no meu computador, este não o reconheceu. Decidi, então, ao folhear o Form+Code, explorar a técnica de Numerical Transform – transformação numérica em fotografia – apresentada no livro por Ken Knowlton e Leon Harmon, em sua obra Nude. Uma breve pesquisa no Google fez-me crer que a tarefa destes dois artistas foi bem mais complicada do que eu esperava. Acabei por procurar algum software/generator/técnica que simulasse o efeito visual obtido pelos artistas, e descobri uma técnica muito conhecida chamada ASCII Art.

Numa primeira parte, experimentei os vários generators que me pareceram mais completos. Obti resultados que me interessaram muito no ASCII Art Generator, e logo decidi pesquisar por programas que fizessem este mesmo efeito mas de uma forma mais complexa e, consequentemente, mais controlada pelo utilizador. Infelizmente, muitos dos programas que encontrei não estavam disponibilizados para Macintosh. No entanto, fiz download da demo dos programas ASCII Art e Email Effects. Os resultados que obti nos programas foram medíocres comparados ao generator online que referi, apesar deste não permitir definir a escala e a cor que queria para a imagem (ainda que o programa apresentado o fizesse de uma forma muito antiquada, na minha opinião).

Resultados obtidos:

Em geral, agradou-me a exploração deste tema, apesar de não ter conseguido os resultados que imaginava. Contudo, obti uma série de referências úteis para que no futuro consiga, possivelmente, testar este exercício de uma forma mais consciente.

Referências:
ASCII Art Generator
ASCII Art Dictionary (Andreas Freise)
All ASCII Art
The H3x3n Collaborative
ASCII Art in 1939 | Modern Mechanix
Art with ASCII Characters
FORM+CODE In Design, Art, and Architecture

Esta entrada foi publicada em Exercício 4. ligação permanente.

3 respostas a Exercício4_PedroGonçalves

  1. Pingback: Publicação no Blog | Lista de verificação | Meios Digitais[AM]+Projecto Multimédia II[CAP]

  2. Teresa Capucho Freitas diz:

    Achei mais graça ao resultado obtido no ASCII Art no q

  3. Teresa Capucho Freitas diz:

    Achei mais graça ao resultado obtido no ASCII Art do que o do Generator. Tem um ar mais “rudimentar” e menos complexo ou menos “bonitinho” mas acho que cria uma ligação maior com a palavra programação, e com os próprios computadores! Boa ideia :-)

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s